Regulagem da cortina de vidro | Erros podem causar acidentes

30 de maio de 2020
Posted in News
30 de maio de 2020 Solução Varandas

Regulagem da cortina de vidro | Erros podem causar acidentes

Importância da manutenção de cortinas de vidro

A instalação de uma cortina de vidro em seu apartamento traz muitos benefícios, como ampliação do ambiente, diminuição dos ruídos, redução de sujeiras e mais segurança. No entanto, a falta de regulagem da cortina de vidro podem causar a sérios acidentes, por isso a importância de contar com uma empresa especializada.

Isso porque, os materiais usados podem sofrer com a ação do tempo, se tornando assim um fator muito importante e necessário para garantir o bom funcionamento da cortina de vidro e também a segurança dos usuários, estar atento a manutenção da mesma.

Esse tipo de cortina precisa passar por uma manutenção uma vez por ano, sendo essa, seu maior aliado para corrigir falhas no sistema, substituir produtos de má qualidade, adequar a quantidade de pontos de fixação ou ajustar a regulagem.

Um acidente envolvendo cortina de vidro pode ser muito grave, por essas estarem instaladas, em alguns casos, em andares altos, ao ocorrer um rompimento desses vidros as partículas caídas dentro do próprio condomínio ou na rua, podem ser até fatais.

Tipos de manutenção de cortina de vidro

Ao falar de manutenção de cortina de vidro, há dois tipos: A preventiva e a corretiva. É preciso sempre estar atento a fazer a manutenção preventiva para que não precise se preocupar com a corretiva. Entenda um pouco de cada uma:

  • Manutenção preventiva

A manutenção do fechamento de varanda preventiva se dá por técnicas que são usadas para proteger o máximo possível de problemas que podem surgir. Essa pode ser feita por você mesmo periodicamente.

Ela envolve estar atento aos vidro limpando-os com água e sabão neutro para retirar as sujeiras, sempre checar se a área de rolagem está funcionando, principalmente depois de épocas de chuva, analisando se há acúmulo de resíduos e fazendo a retirada dos mesmos. Tendo essas atitudes você garante o funcionamento do seu envidraçamento e que esse durará por mais tempo.

  • Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é um serviço que deve ser feito por um profissional especializado, ele irá checar itens como: rolamentos com problemas internos, emperramento dos trilhos que não são perceptíveis, dificuldade em fechar e abrir as folhas de vidro, entre outros, fazendo os ajustes necessários para que sua cortina de vidro volte a funcionar perfeitamente.

Possíveis problemas nas cortinas de vidro

Veja alguns dos possíveis problemas que podem ocorrer nos envidraçamentos de varanda:

  • Descolamento do painel de vidro
  • Rachadura ou obstruções na área de rolamento
  • Vedação feitas com matérias de pouca qualidade ou obsoletos
  • Má funcionamento ou enferrujamento das roldanas
  • Vidros desregulados

Esses são só alguns problemas que podem comprometer o funcionamento desse sistema e a segurança dos usuários, por isso a importância de escolher uma empresa que trabalha com materiais de qualidade, garantindo maior durabilidade.

Como funciona a manutenção

Para prevenir todos esses problemas que podem ocorrer com uma cortina de vidro, a revisão feita por técnicos especializados passar por etapas, veja cada uma delas:

  1. Colagem das lâminas

Essa é a primeira etapa do processo, onde o técnico faz a revisão na colagem de todas as lâminas de vidro. Caso alguma apresente qualquer desprendimento ou movimentação são imediatamente desmontadas e coladas novamente.

Esse é o problema mais frequente que ocorre por conta da utilização do selante estrutural inadequado ou de má qualidade.

  1. Desobstrução dos trilhos

A desobstrução dos trilhos superiores e inferiores influencia diretamente na durabilidade e bom funcionamento do sistema. Isso porque, trata-se de um canal de rolagem aberto e com o passar o tempo, é comum que acumule poeira e fragmentos das roldanas que vão se desgastando.

As roldanas no fechamento de varanda necessitam de manutenções periódicas e regulares. Até porque, são compostas por um eixo em aço inox e rolamentos que vão se deteriorando com o tempo.

Apresentando fissuras e desgaste, causando a dificuldade no deslizamento das folhas de vidro bem como a desregulagem do sistema.

  1. Substituição das roldanas

Caso sua cortina de vidro não está deslizando com facilidade é sinal de que está na hora de substituir às roldanas. A torção do eixo das roldanas causa o tombamento da folha de vidro. Por isso, no processo de revisão geral do fechamento de varanda, a recomendação é trocar as roldanas de todas as folhas de vidro.

  1. Troca das escovas de vedação

O desgaste das escovas localizadas nos trilhos superiores e inferiores influenciam no aumento de entrada de água e ruídos causados pelo vento. Na maioria dos casos, as escovas se desgastam principalmente pelo fato dos vidros estarem desregulados e começarem a raspar nos trilhos.

  1. Regulagem dos vidros

A última etapa da revisão é a regulagem e nivelamento dos vidros. É muito comum se deparar com sistemas que estão com as roldanas em perfeito estado, porém tem um deslizamento super pesado, isto ocorre na maioria das vezes por conta de um nivelamento inadequado.

Com tantos pontos a serem levados em consideração é preciso ter uma empresa de confiança que tenha uma equipe de manutenção pronta para te atender e realizar esse procedimento da melhor forma.

, ,

FALE CONOSCO

Envie uma mensagem.
Solicite uma visita.