Manutenção preventiva da sacada de vidro| Quais problemas são evitados

20 de março de 2020
Posted in News
20 de março de 2020 Solução Varandas

Manutenção preventiva da sacada de vidro| Quais problemas são evitados

Embora o fechamento de varanda ofereça diversas vantagens, quando não é feito a manutenção como deveria, pode tornar-se um grande perigo tantos aos moradores como as pessoas ao redor. Isso porque, a falta de manutenção preventiva da sacada de vidro pode resultar em uma roldana danificada ou vidro descolado, bem como provocar a queda de uma lâmina de vidro.

Portanto, remediar sempre foi e será a melhor solução, diante disso, separamos algumas recomendações que devem ser seguidas e evitar sérios riscos. Veja a seguir!

Quais problemas são evitados com a manutenção preventiva do fechamento de varanda

Desgastes precoces em seus componentes

Ao fazer uma manutenção do envidraçamento de varanda é possível manter a lubrificação do sistema, de maneira que não danifique as roldanas e consiga manuseá-las corretamente a fim de evitar desgastes precoces em seus componentes.

Uma das recomendações é abrir as lâminas de vidros apenas no ângulo de 90º graus, pois nesta posição o mecanismo permanece encaixado com o estacionamento e freio travado, o que não acontece com o vidro em 45 graus. As orientações de utilização do sistema devem ser informadas a todos os usuários.

Travamento dos vidros

Através de ações preventivas, a equipe de manutenção da sacada de vidro também poderá orientar sobre a importância de utilizar fechaduras na porta pivotante. Além do que, o sistema também deve estar sempre travado; quando fechado utilizar o fecho e quando aberto o aparador.

Corrosões

Nas vistorias da manutenção preventiva do fechamento de varanda os técnicos informam sobre nunca utilizar graxa ou similar nas roldanas, não limpar os vidros e esquadrias com produtos abrasivos, pois danificam a pintura eletrostática do alumínio e corroem as camadas de proteção, tanto do alumínio quanto do vidro, podendo até acelerar o processo de descolamento do PVB (camada intermediária entre as lâminas do vidro laminado) e, consequentemente, das chapas.

Problemas com manuseios

Realizar a cristalização dos vidros a cada seis meses evita problemas com o manuseio dos vidros e isso pode ser realizado pela empresa de manutenção de fechamento de varanda.

Falta de vedação

Em alguns casos é possível observar que muitas sacadas foram instaladas com produtos de pouca qualidade, inadequados ou obsoletos. Um exemplo disso são as escovas para vedação, que, por sofrerem um rápido desgaste, são pouco funcionais, pois não foram projetadas para suportar peso.

Com o tempo, as escovas deformam e perdem a capacidade de vedar o sistema e é nesse momento que a manutenção preventiva é essencial, já que poderá detectar o problema com antecedência e fazer a substituição  de perfis de puro silicone, pois são mais flexíveis e não deformam, proporcionando mais eficiência na vedação, além de ter maior durabilidade.

Tempo recomendado para fazer manutenções preventivas

Os síndicos são figuras centrais para conscientização dos condomínios em relação ao perigo que podem estar correndo em relação aos problemas do envidraçamento de varanda. Por este motivo, podem abordar o assunto em assembleias e distribuir informativos internos para que todos saibam da necessidade de realizar a manutenção preventiva do fechamento de varanda.

Cabe ainda ressaltar a importância da vistoria para checar se as instalações estão dentro da norma e garantir a segurança do condomínio. Para isso, é aconselhável contratar empresas especializadas em manutenção de sacadas para realizar um treinamento de manuseio para todos os moradores e colaboradores que têm contato com o equipamento.

Para garantir um resultado satisfatório e duradouro em suas manutenções, procure sempre contratar empresas que sejam reconhecidas por oferecer um serviço de manutenção de qualidade.

O morador ou condomínio deve procurar empresas especializadas com adequada infraestrutura para realizar a manutenção preventiva com intervalos de máximo dois anos. A manutenção do envidraçamento de sacada também garante que este tenha sido instalada corretamente, de acordo com a norma que regulamenta o Envidraçamento de Sacadas – ABNT NBR 16.259. A vistoria é importante para corrigir falhas, substituir produtos de má qualidade e adequar a quantidade de pontos de fixação dos vidros.

Um dos principais problemas verificados nas vistorias e manutenções estão relacionados à vedação por conta do uso de selantes inadequados que ressecam e descolam, permitindo a entrada de água. É importante destacar que mesmo sistemas que não são frequentemente manuseados precisam de manutenção, já que somente a sobrecarga dos vidros, que possuem em média 25kg por lâmina, peso intensificado pela pressão do vento, o que desgasta componentes do sistema, principalmente as roldanas.

, ,

FALE CONOSCO

Envie uma mensagem.
Solicite uma visita.