Fechamento de varanda| Tudo que precisa saber

30 de abril de 2020
Posted in News
30 de abril de 2020 Solução Varandas

Fechamento de varanda| Tudo que precisa saber

Tudo que deve saber sobre fechamento de varanda

Quem opta pelo fechamento de varanda é porque deseja tirar o máximo de proveito, seja para se reunir com a família ou apreciar a bela vista. Mas, o que de fato acontece que para usufruir das grandes vantagens oferecidas é preciso levar em conta uma série de fatores.

Ou seja, tanto o seu estado de conservação como sua utilização, podem ser determinantes para a estética do um edifício ou de uma casa. Isso porque, quando mal aproveitada pode arruinar todo o funcionamento da cortina de vidro

Fatores essenciais sobre o funcionamento da varanda

Tipos de vidro para sacada

Existem vários tipos de vidro que podem ser utilizados nos fechamentos de sacadas. A escolha vai depender dos seus objetivos, da estética pretendida e, claro, do seu orçamento.

Vidro temperado: é tratado termicamente para se obter maior resistência mecânica à quebra, e é muito utilizado em fachadas e exteriores, como portas, guardas ou coberturas.

Vidro laminado: este material é na realidade constituído por duas ou mais placas de vidro unidas por uma tela de polivinil butiral, ou PVB. O vidro laminado oferece uma boa segurança contra impactos acidentais, e um ótimo isolamento acústico, além de proteção contra os raios ultravioleta. É um vidro muito resistente, mas quando parte também não estilhaça, pois os fragmentos ficam presos na malha da rede de PVB.

Vidro duplo: é constituído por duas placas de vidro separadas por uma câmara de ar estanque, feita de alumínio, cheia de gás desidratado, e isolada com silicone. É muito usado em fechamentos de varandas por proporcionar um bom isolamento térmico e sonoro.

Vidro termo endurecido: com características semelhantes ao do vidro temperado, no entanto, ele é submetido a um tratamento com uma temperatura um pouco inferior. É muito resistente e flexível do que o vidro normal, mas como o vidro temperado, não pode ser cortado após o tratamento térmico, e ao contrário deste não pode ser usado como vidro de segurança.

Vidro de controlo acústico: este permite uma boa redução do som vindo do exterior no interior do edifício sem prescindir da luminosidade que só a transparência total permite. Pode ser aplicado no exterior, em fachada e coberturas, e é muito utilizado em separadores urbanos, como os que existem nas estradas.

Vidro de controle solar: possui uma capa refletora que limita a entrada de luz e ajuda a fazer a manutenção da temperatura interior. É muito utilizado em fachadas de edifícios modernos.

Tipos de aberturas do vidro para sacada

O tipo de abertura que irá ditar o conforto do seu espaço ao permitir ou não uma ventilação adequada. Mas também é bastante responsável pela estética e acabamento.

As aberturas podem fazer-se a correr em calhas, como nos sistemas mais antigos, caso em que existe um caixilho que contém o vidro e é ele que desliza.  Neste caso todas as placas são móveis, mas não é possível abri-las todas ao mesmo tempo, pois há sempre sobreposição, no entanto, permite selecionar a abertura em função da deslocação do ar.

Existe também, a abertura em calha monocarril, nesse sistema as placas de vidro possuem perfis de baixa expressão (quase não se vêm), e fixação independente. Isto permite que as folhas deslizam e girem, assim abrem na sua totalidade.

A superfície envidraçada pode ainda contar com a abertura de porta, sendo que neste caso ou tem uma proteção exterior adicional ou abre apenas a porção superior, como uma janela. Assim haverá porções fixas, como paredes, e outras que abrem, como janelas.

Cuidados em relação a limpeza

Limpar sempre o fechamento de varanda é muito importante, mas não somente para a estética, mas também para a conservação e vida útil do vidro. Sendo assim, periodicamente lave a cortina de vidro e os trilhos, retirando a poeira. Esse cuidado mantém o zelo, evita manchas, riscos e outros imprevistos, além de prolongar a vida útil da sua sacada com também a qualidade do vidro.

Assistência técnica do fechamento de varanda

Ao surgir alguns problemas, tais como: barulho de vento entre os vidros; chuva dentro do ambiente; fechos que não sustentam as folhas de vidro; ou vidros travados procure por uma assistência técnica de fechamento de varanda.  Além de eliminar e evitar vários riscos de acidentes que possam vir a ocorrer no ambiente, poderá detectar possíveis problemas que consigam ser resolvidos a tempo.

, , ,

FALE CONOSCO

Envie uma mensagem.
Solicite uma visita.