30 de janeiro de 2020 Solução Varandas

Envidraçamento de varanda | Como ter uma sacada segura

O envidraçamento de varanda é uma excelente forma para quem deseja ter uma sacada segura, já que é considerado um dos lugares prediletos para reunir a família e amigos nos momentos de lazer. Com as cortinas de vidro é possível ainda ficar mais tranquilo com a segurança das crianças. Entre muitas outras vantagens que somente o envidraçamento de sacada pode oferecer.

No entanto, existem outros cuidados a serem tomados na hora de optar em fechar uma varanda com cortinas de vidro, isso porque, as folhas de vidros precisam de manutenções e uma assistência técnica especializada no fechamento de varanda.

Além dessas exigências que precisam ser adotadas no envidraçamento de varanda, também vale ressaltar a importância de se preocupar com a manipulação da churrasqueira, a escolha do piso antiderrapante e a tela de proteção para janelas, caso seja necessário.

Em casos de famílias com crianças pequenas ou até mesmo animais de estimação, a recomendação é instalar telas de proteção não somente na sacada, mas sim em todas as janelas da casa.

Como ter uma varanda mais segura

Opte pelas cortinas de vidro

Fechar a varanda com vidro deixa o ambiente livre de vento, intempéries e até mesmo chuva no ambiente, o que traz mais conforto e aconchego aos moradores. Porém, o ideal é optar pelo vidro temperado para fazer o fechamento de varanda, devido a sua alta resistência.

Instale redes de proteção

Apesar das cortinas de vidro garantirem mais proteção, elas não protegem 100 % contra quedas e acidentes. Por isso, para uma varanda totalmente segura, a recomendação é ter uma rede de proteção.

Faça uma manutenção preventiva

Não basta envidraçar uma varanda e não se preocupar com a manutenção preventiva, o que permite uma revisão completa das folhas de vidro para verificar a necessidade de algum reparo. Geralmente, o ideal é fazer uma solicitação a assistência técnica de fechamento de varanda, uma visita a cada 6 meses para analisar se está tudo funcionando corretamente.

Envidraçamento de varanda: fique de olho na Norma da ABNT

Quem tem cortinas de vidro deve entender como funciona a Norma nº 16.259/2014 da ABNT, que aborda questões relacionadas à preparação do local, fixação, aos tipos de vidro, à utilização do sistema, entre outras. Dentre um dos fatores mais importantes da norma é a resistência a cargas uniformemente distribuídas (pressão de ventos). Esse item contém uma tabela que mostra a pressão de vento ideal para cada região do país, considerando o número de andares do edifício entre outros fatores.

Esse requisito estabelece a necessidade de se avaliar previamente se um prédio está apto para receber cargas estruturais dos sistemas de envidraçamento de varanda. Muitos edifícios antigos, por exemplo, não foram projetados para suportar esse peso extra.

Sem uma avaliação prévia, o peso do sistema, aliado ao peso de móveis ou acessórios incluídos no ambiente, pode, com o tempo, comprometer seriamente a estrutura dos prédios. Por isso, a importância de se envolver nos projetos de sacadas envidraçadas o engenheiro calculista do edifício ou a construtora do prédio, de forma a avaliar e aprovar a estrutura conforme o que estabelece a norma.

Outro item a ser observado é o que trata da resistência a impactos, onde o sistema é submetido a impactos e esses não devem danificar o equipamento.

Ainda de acordo com a Norma, o tipo de vidro utilizado no envidraçamento de varanda deve atender aos valores de pressão de ventos e os critérios estabelecidos para cada região do país onde o sistema será instalado, conforme estabelecido em 5.6 e avaliado visualmente, por meio da sua ruptura. A espessura deve ser calculada de acordo com o estabelecido pela NBR 7199.

A fixação do vidro ao perfil pode ser mecânica, normalmente por meio de parafusos, ou química, por meio de adesivos, que não pode ser aplicado no perfil sem acabamento.

O acabamento não pode ter falhas, pois isto pode comprometer o desempenho do adesivo e no caso de adesivos à base de poliuretano, não pode ser exposto aos raios ultravioleta e em situações que uma parte do adesivo ficar exposto, este deve ser selado.

, , , ,

FALE CONOSCO

Envie uma mensagem.
Solicite uma visita.